Sistema da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade

A EMAP almeja transformar o Porto do Itaqui em uma referência em gestão e eficiência. Como forma de alcançar este objetivo desde 2008 a Empresa Maranhense de Administração Portuária possui o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado na ISO 9001, que em 2017 foi certificada na versão 2015 e passa a contar com o Terminal de Passageiros da Ponta da Espera nesta certificação. A ISO 9001 é uma norma internacional relacionada à Gestão da Qualidade.


A EMAP é uma das empresas pioneiras em administração de portos a obter a certificação na versão 2015, no Brasil. Esta conquista representa o comprometimento da EMAP na busca pela excelência portuária, com foco específico no fornecimento de serviços confiáveis que atendam ou superem as necessidades de seus clientes.

O certificado da ISO 9001:2015 pode ser visualizado abaixo:





A melhoria contínua da gestão do Sistema da Qualidade é vista também através da satisfação dos clientes, em uma parceria que tem o compromisso permanente de ouvir os clientes e de buscar soluções para o aperfeiçoamento do sistema de gestão do Porto do Itaqui.


Satisfação de Clientes

Almejando a melhoria contínua dos seus processos, a EMAP conduz periodicamente uma Pesquisa de Satisfação de Clientes (PSC) para levantar informações técnicas acerca da percepção dos clientes quanto aos serviços prestados. Por meio das informações obtidas nesta pesquisa, a EMAP busca aprimorar suas práticas, bem como se adequar, cada vez mais, às necessidades dos seus clientes.



A pesquisa do ano de 2018 foi realizada com 49 clientes divididos em: clientes arrendatários, clientes não arrendatários, operadoras portuárias; agências de navegação e órgãos anuentes. De acordo com o resultado desta pesquisa, os serviços prestados pelo Porto do Itaqui alcançaram 78% de avaliação positiva. Recorde histórico de satisfação!! Confira aqui a pesquisa completa.



Também foi realizada uma pesquisa de satisfação de clientes com os usuários dos terminais de passageiros da Ponta da Espera e Cujupe. A Ponta da Espera apresentou resultado positivo com 77,34% de satisfação, já o Terminal do Cujupe apontou 74% de satisfação.



Objetivando aumentar a qualidade e a produtividade das suas atividades a EMAP implantou o programa 8S que é baseado no 5S com o acréscimo de objetivos relacionados ao combate do desperdício, da conservação de recursos e do aumento de capital. Em maio a EMAP foi certificada pelo SENAI no programa 8S.


O certificado do 8S pode ser visualizado abaixo:

Canal de Comunicação com Clientes

Na busca por manter um relacionamento sólido e transparente com seus clientes, disponibiliza o canal Fale Conosco que fica neste site para registro de sugestões/reclamações dos serviços prestados pela EMAP de navegação, movimentação, armazenamento e segurança da carga.