Responsabilidade Social

A Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP é responsável pela gestão do Porto do Itaqui. Sua política estratégica está alicerçada sobre valores que balizam toda a sua atuação. Ética e transparência, respeito à vida, ao meio ambiente e a diversidade, saúde e segurança dos empregados e comunidades, empreendedorismo e inovação, são algumas dessas diretrizes organizacionais. Assim, Responsabilidade Social para a EMAP é mais que a soma de ações, é um valor institucional.


Nossos programas socioambientais objetivam integrar os negócios do porto com a economia e comunidade local, buscando afirmar a EMAP como mobilizadora de outros atores do território, especialmente empresas do entorno e poder público, para a pratica do voluntariado e responsabilidade social.


Nossa atividade gera cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos, atendendo vários estados, trazendo mais desenvolvimento e melhorando a vida das pessoas. Além disso, 30% de todo o ICMS arrecadado no Maranhão vem de cargas operadas pelo nosso porto. Esses recursos transformam-se em moradias, hospitais, escolas e sorrisos.


Cumprimos nosso papel social dinamizando a economia, gerando empregos e impostos e desenvolvendo diversos programas de integração porto-cidade.


Voltados para os diferentes públicos com os quais nos relacionamos, esses programas resgatam o sentimento de pertencimento em relação ao Itaqui. Sendo o porto público, esse importante empreendimento pertence ao povo do Maranhão e do Brasil, sendo motivo de orgulho para todos nós.


Referência em gestão portuária, o Itaqui cresce e se desenvolve sem perder de vista a sustentabilidade.


Porto do Itaqui: de mãos dadas com o nosso povo!